Proposta de valor para empresas: qual é o legado da sua marca?

por dez 30, 2019Blog, Empreendedorismo0 Comentários

Qual a importância de pensar a proposta de valor para empresas? 

Bem, a proposta de valor é o legado que a sua marca vai deixar no mundo. E vai definir com as pessoas se lembrarão dela no futuro – e no presente. 

Afinal, foi-se o tempo em que as marcas podiam tratar os clientes como apenas mais um. Um número, uma possibilidade de fechar negócio, uma porcentagem a mais na rentabilidade da empresa. 

Mais do que nunca, a forma que consumimos está diretamente relacionada com a proposta de valor percebido.

Pesquisas apontam que os consumidores preferem marcas que estão preocupadas a deixar algum tipo de legado positivo no mundo. Segundo um estudo liberado pela Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos aliados aos seus. 

Porém, como definir o que é a proposta de valor? O que implica contar com uma e porque ela é tão importante?

Proposta de valor para empresas: o que você oferece ao mercado? 

Será que o que você entrega enquanto empresa tem valor significativo para seus clientes? Esta é a pergunta decisiva que uma proposta de valor responde.

É um conceito de marketing e etapa essencial do método Canvas para modelos de negócio. Dessa forma, temos a proposta de valor como uma espécie de “promessa” que você faz aos consumidores.

Do tipo: 

“Esqueça os concorrentes! Temos tudo o que você precisa e muito mais…” 

Em resumo, é um diferencial importante de mercado que se conecta com a essência da marca. Mas, principalmente, como ela deve estar orientada ao cliente, com todas as estratégias voltadas a um pensamento customer centric.

O grande propósito da proposta de valor é apresentar ao cliente uma ideia objetiva, enxuta e transparente de como sua solução pode ser relevante para ele. 

Benefícios da proposta de valor

A proposta de valor aborda questões e soluções como:

  • As vantagens do cliente ao consumir a sua marca em vez das concorrentes;
  • As dores específicas que a marca consegue sanar;
  • Os diferenciais que pode oferecer;
  • A personalização da oferta com base em expectativas e necessidades únicas;
  • O engajamento fiel com o público-alvo.

A Cabify, por exemplo, é um bom exemplo a ser seguido nesse sentido. Conta com uma proposta de valor clara: oferecer aos usuários do aplicativo a possibilidade de se deslocar de um ponto a outro com conforto, segurança, e agilidade na solicitação do serviço e do pagamento.

Pense em outros nomes que são referência quando o assunto é muita transparência e zero burocracia. Certamente, você lembrou de empresas como Netflix, Google, Ford e Nike… 

Elas atuam em segmentos bem variados. Porém, não há dúvidas de que todas possuem propostas de valor que enriquecem a experiência de consumo. Sobretudo, eliminando barreiras, desburocratizando processos e oferecendo soluções especialmente voltadas às preferências do cliente.

Não é por nada que elas são marcas líderes de mercado e especializadas em gerar atendimentos diferenciados, facilitados e segmentados. 

Sua proposta de valor já está no Trust Coworking? 

Agora que você já sabe como funciona a proposta de valor para empresas, que tal encontrar o lugar perfeito para colocá-la em prática? 

Nesse sentido, o Trust Coworking pode ajudar. 

Alinhado às tendências mais modernas do mundo do trabalho, o coworking possui localização privilegiada, segurança 24 horas e outras facilidades para tornar sua experiência profissional o melhor possível. 

Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!

Imagens: Divulgação 


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.

Leia também

Cansado do home office? Que tal experimentar o coworking?

Cansado do home office? Que tal experimentar o coworking?

Trabalhar de casa pode ser muito confortável, mas também pode trazer imprevistos. Quem nunca ficou sem internet no meio de uma reunião? Ou precisou atender ao interfone? O coworking é uma boa alternativa entre o home office e o trabalho presencial na empresa! Antes da...

Coworking para advogados: conheça os benefícios!

Coworking para advogados: conheça os benefícios!

Você sabia que escritórios de advocacia estão migrando para o coworking?  Nos últimos dois anos surgiu uma tendência mundial que tem levado advogados a procurar espaços compartilhados de trabalho, abandonando o tradicional escritório, tão comum nessa área. ...

5 Dicas para organizar a sua empresa e ter sucesso em 2022

5 Dicas para organizar a sua empresa e ter sucesso em 2022

Você sabia que ainda dá tempo de organizar a sua empresa para ter bons resultados em 2022? Acompanhe! Muitas pessoas acreditam que o melhor momento para organizar os negócios é na virada do ano, mas você sabia que os primeiros meses do ano podem ser o melhor período...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *