Tendências corporativas para 2020: o que o futuro nos reserva?

por dez 23, 2019Blog, Coworking, Empreendedorismo0 Comentários

O que você sabe sobre as tendências corporativas para 2020? 

No mundo dos negócios é difícil acompanhar as mudanças que acontecem a cada minuto em todo o mundo. Afinal, somos bombardeados a todo o tempo com uma quantidade enorme de informações e dados. 

No entanto, se não soubermos lidar com isso, seremos engolidos pelo mercado que está cada vez mais competitivo. 

Contudo, há uma saída: antecipar-se. Conhecer as tendências corporativas que vão marcar  2020 é uma estratégia fundamental para se destacar no próximo ano.

Tendências corporativas para 2020: o que o futuro do mundo dos negócios reserva para nós? 

1 – BI ou Business Intelligence 

Você vai ouvir muito sobre Business Intelligence – ou BI. 

Essa é uma estratégia que já está em aplicação na maioria das empresas com visão de futuro e que tende a se tornar ainda mais sólida com o decorrer dos anos.

O termo Business Intelligence pode ser traduzido como “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial”. Essa área se resume a uma série de mecanismos que visam reunir, agrupar, organizar e coletar dados que são essenciais para o crescimento do negócio.

Sendo assim, o BI tem como objetivo listar um grande volume de informações, tornando-as acessíveis a qualquer hora e a qualquer momento. São informações que facilitam a tomada de decisões e que dão muito mais praticidade e segurança para a rotina empresarial.

2 – Trabalho colaborativo 

Delegar funções é uma realidade.

E continuará dessa forma em 2020. Porém, é preciso também incentivar que os membros de uma equipe compartilhem suas sugestões, deem opiniões e trabalhem juntos visando atingir um resultado comum. 

Dessa forma, temos o fim da cultura do chefe e o surgimento do líder. 

3 – Popularização da inteligência artificial e o uso de chatbots 

Quando falamos em tendências corporativas para 2020, não podemos deixar de fora as novidades da inteligência artificial. E uma delas é o uso de chatbots – principalmente no que se refere ao atendimento ao cliente. 

A atenção que deve ser dirigida para atender o cliente deve ser uma das principais estratégias para a gestão corporativa em 2020. A tendência, nesse caso, é a implantação de chatbots. Afinal, chatbots é a possibilidade de oferecer ao seu cliente um atendimento em tempo integral, esclarecendo dúvidas, sanando dificuldades ou passando informações de forma rápida e simples.

Popularização da inteligência artificial e o uso de chatbots -  Exemplo de chatbots interagindo com clientes -
Imagem: Vogue Business
Exemplo de chatbots interagindo com clientes.
Imagem: Vogue Business

É neste sentido que a tecnologia mais uma vez se torna nossa aliada. 

Através do aperfeiçoamento tecnológico constante, os clientes poderão se comunicar tranquilamente com a máquina, usando linguagem natural e coloquial. Os sistemas super avançados serão cada vez mais capazes de compreender e esclarecer as questões dentro de sua programação.

4 – Flexibilidade permanente 

O termo foi cunhado pela consultoria Mercer, em sua Pesquisa de Tendências de Talentos Globais: “Flexibilidade Permanente” – quando trabalhos flexíveis incorporam um estilo de vida fluido e digital.

Nesse sentido, a Flexibilidade Permanente envolve “repensar como o trabalho é feito e por quem”, segundo a Mercer. 

Essa caracterização leva em consideração algumas das tendências que ganharam força em 2019, como: nomadismo digital, espaços flexíveis (coworkings) e o home office, estratégias adotadas com força por empresas do Brasil e do mundo.

Antenadas, as companhias já perceberam que funcionários que deixam de sacrificar horas diárias em congestionamentos, trens e ônibus lotados, ganham em qualidade de vida, autoestima e autoconfiança. 

E, de quebra, acabam sendo tão ou mais produtivos do que aqueles que estão nos escritórios.

5 – Migração dos escritórios para os coworkings 

Na era da mobilidade e do compartilhamento, não faz mais sentido investir recursos preciosos em aluguéis e manutenção de escritórios. Diante desse novo cenário, os espaços de coworking vêm se tornando uma tendência entre grandes e pequenas empresas em todo o mundo.

Entre os principais motivos para esse crescimento estão os altos valores dos aluguéis cobrados nas grandes metrópoles, burocracias como os longos contratos de locação, reformas e a contratação de funcionários terceirizados, além dos custos operacionais – que vão da compra da internet e linhas telefônicas até a máquina do café.

Em 2020, acompanhando a tendência da flexibilidade permanente, não haverá mais espaço para escritórios tradicionais. 

6 – Aumento das mulheres na liderança de empresas e cargos decisórios 

O Brasil entrou na lista dos dez países com mais empresas que têm mulheres em cargos de liderança. 

Segundo estudo 15ª edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton, 93% das empresas do país responderam que têm pelo menos uma mulher como líder – acima da média global de 87%. 

Esse crescimento do empreendedorismo feminino irá se consolidar ainda mais em 2020. Isso ocorre pois as empresas já não tem mais medo de se posicionar quanto aos riscos da desigualdade de gênero. 

Além disso, pesquisas reforçam que empresas que contam com a liderança de mulheres desempenham melhor no mercado. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os resultados das empresas são melhores em até 20% nesses casos.

Quer seguir tendências corporativas para 2020?

O Trust Coworking pode ajudar. 

Alinhado às tendências mais modernas do mundo do trabalho, o coworking possui localização privilegiada, segurança 24 horas e outras facilidades para tornar sua experiência profissional o melhor possível. 

Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!

Imagens: Divulgação 


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.

Leia também

Saiba como valorizar seu negócio!

Saiba como valorizar seu negócio!

Dicas simples para você valorizar seu negócio Às vezes os empreendedores encontram algumas dificuldades para elaborar estratégias para valorizar o seu negócio ou sua empresa. Alguns dos obstáculos encontrados pelo caminho do empreendedor podem ser ultrapassados com...

Reuniões presenciais: conheça 5 benefícios!

Reuniões presenciais: conheça 5 benefícios!

Embora as reuniões online estejam se mostrando uma boa solução para os novos formatos de trabalho que estão se popularizando, elas possuem suas limitações. Quem já não se pegou distraído no celular durante uma reunião online? Nesse post falaremos um pouco sobre por...

Cansado do home office? Que tal experimentar o coworking?

Cansado do home office? Que tal experimentar o coworking?

Trabalhar de casa pode ser muito confortável, mas também pode trazer imprevistos. Quem nunca ficou sem internet no meio de uma reunião? Ou precisou atender ao interfone? O coworking é uma boa alternativa entre o home office e o trabalho presencial na empresa! Antes da...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.